Encontro com 17 casais de noivos

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Na noite da última terça-feira (18) a Paróquia Santo Antônio viveu um momento de grande alegria e de comunhão fraterna ao acolher os 17 casais que vão participar do Casamento Comunitário. O encontro, realizado na Sala Santa Maria, marcou mais uma etapa da caminhada de preparação para o sacramento do Matrimônio, que será celebrado no dia 29 de novembro de 2025, às 15h, na comunidade Matriz Santo Antônio.

A equipe de animação conduziu a acolhida com oração e cânticos que ajudaram a abrir o coração dos noivos para a ação de Deus. Em seguida, a agente pastoral Elis Moreira saudou a todos, lembrando que a família faz parte do sonho de Deus e que a decisão pelo matrimônio é um gesto de fé, entrega e confiança plena na graça divina. Inspirando-se no Ano Jubilar/2025, o tema-gerador do encontro foi: “É tempo de júbilo em nossa vida”. 

A Pastoral Familiar conduziu sete momentos de partilha, com reflexões simples, profundas e cheias de ternura, a partir da vida concreta das famílias:

Manoel e Fernanda abriram a noite com o tema “É tempo de júbilo em nossa vida”, convidando os noivos a celebrarem a alegria e a esperança presentes na família, mesmo diante dos desafios e preocupações da vida moderna.


Ralph e Mariele falaram sobre “Júbilo na vida”, destacando que a felicidade conjugal nasce dos pequenos gestos, da paciência, do perdão e da sensibilidade no cuidado mútuo.


Ney e Miriam conduziram a reflexão sobre “Júbilo na comunidade”, lembrando que a vida a dois se fortalece quando vivida em comunhão com a Igreja e com os irmãos na fé.


Ênio e Elizangela, ao tratar de “Júbilo no Matrimônio”, mostraram que o casamento cristão é uma bênção que exige diálogo, compromisso e o desejo diário de construir um lar segundo o coração de Deus.


Com o tema “Jubileu na Igreja”, Paulo e Ledi apresentaram o sentido espiritual deste tempo de graça, que convida à renovação da esperança e à redescoberta da alegria de pertencer ao Corpo de Cristo, a Igreja.


Wesley e Letícia, ao refletirem sobre “Júbilo na vocação”, recordaram que todos os cristãos são chamados à santidade e que o matrimônio é um caminho belo e desafiador para viver essa vocação.

Encerrando as partilhas, Afonso e Priscila apresentaram o tema “Maria, Mãe da esperança, caminha conosco”, convidando os noivos a olharem para a Virgem Maria como companheira fiel na vida familiar, modelo de fé e intercessora constante.


Após esses ricos momentos de reflexão, o Padre Roberto ajudou os noivos/as a refletirem sobre o Sacramento do Matrimônio, reforçando a importância da decisão que tomaram de esposar-se “no Senhor”.  Ele destacou o matrimônio como vocação e missão dentro da Igreja e da sociedade, lembrando que através sacramento o casal se torna imagem de Deus. A imagem de Deus se revela no amor, na aliança de Deus conosco e na aliança entre o homem e a mulher. “Onde reina o amor, Deus aí está!”, recordou o sacerdote, fazendo eco a uma antiga antífona cristã.


Para encerrar, o casal coordenador da Pastoral Familiar, Charles e Elidiana, manifestou sua alegria pela participação de todos e, de modo especial, pelo “sim” dado a essa linda vocação que é a família. O encontro foi encerrado com oração e bênção final, ministrada pelo Padre Roberto, sobre todos os presentes.


“Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor” (cf. 1Cor 13,13). 




 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados