Graças ao Batismo celebramos, enquanto Igreja, a experiência de sermos filhos/as de Deus. O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada no edifício sacramental da Igreja. Somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão de evangelizar.
Antes de ascender aos Céus, Jesus disse aos discípulos: “Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei” (cf. Mt 28,19-20). O focus do mandato de Jesus é a continuidade da sua missão no mundo, agora, confiada aos seus seguidores, em vista do anúncio do Reino de Deus.
Pelo Batismo, passamos a fazer parte da comunidade dos seguidores de Jesus. O batismo é um dom de Deus para nós, dom que nos torna filhos/as amados. Fomos criados e projetados pelo Criador para vivermos em comunhão com Aquele que é o Senhor de tudo e de todos, e em comunhão com os irmãos/as de caminhada. “Todos os que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. Não há mais diferenças entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo” (cf. Gl 3,27-28)
Aqui, na Paróquia de Santo Antônio de Sinop (MT), a Pastoral do Batismo está sendo coordenada por Carlos Garcia de Souza e é constituída por Ervilio Galina, Silvana Dal Ri Galina, João Carlos Jordão, Maria do Carmo dos Santos, Vanessa Fernandes Marangoni Sanches, Renato Costa Sanches, Andreia Simone Dal Rifernandes, Adenir Fernandes, Katiucia Karina Alves Fornaziere, Santiago Eder Fornaziere, Zenaide Bevilacqua, Janiele Kulkkamp Vieira da Silva, Anderson Pereira da Silva, Leoni Schmidt da Silva, Jaqueline Marchezi, Rodrigo Silva dos Santos, Sueidi Ramos Evangelista, Jocimar Jose da Silva, Leandro Holschu, Dilvania Holschu.
Os encontros de formação acontecem no primeiro domingo de cada mês, nos seguintes meses:
Comunidade Matriz: março, abril, junho, julho, setembro, outubro e dezembro
Comunidade Todos os Santos: fevereiro, maio, agosto e novembro